Os gerentes têm contato direto com os colaboradores quase diariamente e, com frequência, servem como ligação entre a alta administração e os funcionários de nível inferior. Essas conexões fazem com que os gerentes tenham uma enorme influência sobre seus trabalhadores. De fato, os gerentes podem desempenhar um papel significativo na construção do engajamento no local de trabalho, mas também podem ter comportamentos que o destroem. A realidade é que sua empresa pode colocar todas as políticas e estratégias corretas em prática, mas, se seus gerentes não implementarem essas práticas corretamente, você nunca irá colher as recompensas.

Quando combinamos a atual falta de talentos e a contínua falta de habilidades com os baixos níveis de engajamento dos funcionários em muitos locais de trabalho, é fácil perceber por que os empregadores não podem mais esperar para começar a agir. Se você quer atrair e reter o talento de que sua organização precisa para continuar crescendo e permanecendo competitiva, deve concentrar-se em aumentar as oportunidades de engajamento dos funcionários em todo o local de trabalho. Estudos mostram que isso começa com os gerentes.

Este blog aborda detalhadamente o papel que os gerentes desempenham na promoção do engajamento dos funcionários no local de trabalho e o impacto que eles causam.

afetar os níveis de produtividade

Enquanto gerentes desengajados custam bilhões de dólares por ano para empresas de todo o mundo, estudos mostram que gerentes talentosos podem impulsionar a produtividade em 22% e aumentar a lucratividade em 48%. Como os gerentes podem fazer essa grande diferença? Uma coisa na qual eles têm uma grande influência é em garantir a combinação certa de habilidades e personalidades na equipe. Os gerentes influenciam diretamente a capacidade de seus funcionários de trabalhar, colaborar e aprender no local de trabalho. A maneira como eles influenciam o engajamento dos funcionários, ou a falta dele, pode afetar a produtividade de diversas maneiras, inclusive:

  • Ambiente de trabalho: os gerentes definem o tom do ambiente de trabalho. Eles podem criar tanto um ambiente envolvente que promova uma comunicação eficaz e a colaboração da equipe, como um ambiente de trabalho tóxico que dificulte a produtividade e aumente a rotatividade.
  • Treinamento eficaz: cabe aos gerentes assegurar que os membros de sua equipe estejam devidamente treinados e compreendam suas obrigações profissionais. Você pode criar grandes módulos de treinamento, mas se os gerentes falharem em garantir que todos os membros da equipe concluam esse treinamento e compreendam suas responsabilidades, eles não serão eficazes em gerar melhores resultados.
  • Apoio contínuo: seja trabalhando em uma loja de varejo ou em uma fábrica, os gerentes são fundamentais para manter o processo de produção em movimento, fornecendo apoio contínuo conforme necessário. Quando feito corretamente, este apoio diário também pode ajudar a construir o engajamento da equipe.
  • Desenvolvimento de carreira: os gerentes podem e devem desempenhar um papel crítico para ajudar sua equipe a desenvolver suas carreiras e avançar dentro da empresa. Ao ter conversas individuais com seus funcionários, os gerentes podem ajudar seus funcionários a desenvolver habilidades e aproveitar programas de treinamento e oportunidades de avanço para ajudá-los a alcançar seus objetivos.
  • Retenção: como mencionado acima, gerentes tóxicos muitas vezes são responsáveis por altos níveis de rotatividade em uma empresa. Essas taxas mais altas de rotatividade podem levar a atrasos na produção devido à necessidade de contratar e treinar substitutos.

construir e promover as relações no local de trabalho

É quase impossível trabalhar com alguém dia sim, dia não e não formar algum tipo de relacionamento. Embora estas relações no local de trabalho sejam normalmente muito diferentes das relações pessoais, elas ainda são uma parte importante da vida de seus trabalhadores e contribuem para seu bem-estar geral. De fato, um estudo realizado durante 10 anos pela Universidade de Joanesburgo revela que trabalhadores com chefes que demonstram falta de consideração e são reservados e pouco comunicativos têm 60% mais probabilidade de ter um ataque cardíaco do que aqueles com melhores gerentes.

Esta é mais uma razão pela qual é crucial garantir que sua empresa esteja colocando os gerentes certos nos lugares certos. Gerentes que estabelecem relações tóxicas com seus trabalhadores colocam a empresa em risco por taxas de rotatividade mais altas, o que, como você já sabe, pode ser bastante caro. Por outro lado, os gerentes que dedicam tempo para promover relacionamentos positivos no local de trabalho podem ajudar a aumentar o engajamento dos funcionários e outros resultados comerciais positivos.

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como os gerentes podem ajudar a melhorar o engajamento dos funcionários

Como os gerentes têm tanta influência sobre o nível de engajamento em seu local de trabalho, faz sentido incluí-los no plano para melhorar o comprometimento dos funcionários. Veja a seguir algumas das principais maneiras pelas quais os gerentes podem desempenhar um papel fundamental na melhoria do engajamento de suas equipes.

coach X gerente

Há uma tendência atual das empresas incentivarem seus gerentes a agirem mais como coaches ou treinadores para suas equipes do que como gerentes. Qual é a diferença entre um coach e um gerente? No esporte, os gerentes são normalmente os responsáveis pelas tarefas organizacionais e administrativas da equipe. É o treinador quem passa cada prática com a equipe, conhecendo os pontos fortes e fracos de cada jogador para saber qual é a melhor posição para cada um. Os treinadores também apoiam a equipe e trabalham para construir a cumplicidade para que todos possam trabalhar juntos de forma coesa.

Um coach, em vez de um gerente, é exatamente o que seus funcionários querem. Desde que seus gerentes possam agir como coaches fortes, eficazes, justos e encorajadores, esta transição de gerente para coach pode certamente ajudar a impulsionar as atividades de engajamento dos colaboradores no trabalho.

feedback frequente

De acordo com uma recente pesquisa da Gallup, 84% dos funcionários engajados recebem feedback pelo menos semanalmente, em comparação com apenas 15% dos trabalhadores desengajados. Esta alta estatística mostra uma clara correlação entre o feedback e o engajamento. Ela também mostra que realizar avaliações de desempenho padrão uma ou duas vezes por ano não é suficiente para gerar comprometimento no trabalho.

Em vez disso, os gerentes devem fornecer feedbacks frequentes e consistentes a cada trabalhador de sua equipe. Isto inclui informar aos funcionários quando eles estão fazendo um bom trabalho e quando eles podem estar fazendo algo errado, e fornecer apoio no trabalho conforme necessário.

comunicação eficiente

A comunicação é um dos componentes centrais para aumentar o engajamento dos funcionários no local de trabalho. Embora a comunicação eficaz seja importante em todos os níveis dentro da empresa, ela é crucial entre gerentes e funcionários. Da alta administração, os trabalhadores precisam ouvir uma mensagem clara e concisa sobre quem é a empresa e qual é sua missão geral, valores, metas e objetivos. A coerência com esta mensagem pode ajudar a construir confiança com os colaboradores e melhorar o engajamento.

Embora os gerentes devam ser coerentes ao compartilhar as metas e objetivos da empresa, eles também são responsáveis por comunicar as funções diárias da empresa. Os trabalhadores querem saber exatamente quais são as tarefas pelas quais são responsáveis, e cabe aos gerentes proporcionar este nível de clareza. Os empregadores devem garantir que estão colocando gerentes com fortes e eficientes habilidades de comunicação nas funções corretas.

justiça e equidade

Uma das piores coisas que os gerentes podem fazer para destruir o engajamento dos funcionários no local de trabalho é mostrar favoritismo a apenas alguns membros da equipe. Isto pode levar os membros excluídos a se sentirem desvalorizados, frustrados e prontos para procurar novos empregos. De fato, um estudo recente mostra que apenas um exemplo de exclusão, mesmo micro exclusão, pode levar a uma queda de 25% na produtividade imediatamente após o incidente.

Embora estas ocorrências possam ser difíceis de identificar e parar, os empregadores devem elaborar proteções para tentar evitar comportamentos tendenciosos do gerente. Considere a possibilidade de incentivar o engajamento dos funcionários através de pesquisas ou usando entrevistas demissionais para identificar possíveis problemas ou gerentes tóxicos, e então tome medidas para evitar que esses problemas aconteçam no futuro. O treinamento dos gerentes abordando estas questões e políticas claras da empresa também pode ajudar a desenvolver um local de trabalho justo e imparcial que impulsione o engajamento dos funcionários, em vez de detê-lo.

reconhecimento significativo

Os funcionários querem, e talvez até precisem, de reconhecimento frequente no trabalho para se sentirem satisfeitos e felizes em suas funções. Um estudo recente mostra que os funcionários que recebem reconhecimento regular têm 56% menos probabilidade de pensar em deixar seu emprego atual e 73% menos probabilidade de se sentirem exaustos no trabalho. São números impressionantes que os empregadores não devem ignorar.

Enquanto a empresa como um todo pode tomar medidas para oferecer algumas formas de reconhecimento, como reconhecer os anos de serviço, são aquelas pessoas que trabalham diretamente com os funcionários que podem causar o maior impacto. Os gerentes podem fazer toda a diferença quando se trata de reconhecimento dos colaboradores. O importante é garantir que os gerentes estejam reconhecendo todos por suas realizações e ajudando-os a desenvolver um sentimento de pertencimento, caso contrário, alguns trabalhadores podem se sentir esquecidos ou não valorizados pela empresa.

desenvolvimento de carreira

Como mostra nossa pesquisa, os programas de treinamento e desenvolvimento de carreira são fundamentais para os trabalhadores de hoje, que nem sempre procuram subir de nível, mas querem continuar aprendendo e desenvolvendo habilidades. Embora seja sempre recomendado abrir esses programas a todos os colaboradores dentro da empresa, seus gerentes devem estar sempre atentos aos funcionários que mais se beneficiariam com esses programas.

Identificando os pontos fortes e fracos de cada trabalhador e realizando reuniões individuais frequentes para compreender melhor as metas de carreira de sua equipe, seus gerentes podem ajudar melhor os funcionários a determinarem quais são as melhores opções de treinamento e oportunidades de progressão para eles. Este tipo de relacionamento entre gerentes e funcionários pode ajudar muito na construção do engajamento no trabalho.

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treinar gerentes para o sucesso

Os gerentes desempenham claramente um papel vital na construção do engajamento dos funcionários em todo o local de trabalho. Você não pode, entretanto, esperar que seus gerentes mudem sua maneira de trabalhar da noite para o dia. Em vez disso, sua empresa deve considerar a possibilidade de fornecer aos seus gerentes uma orientação significativa sobre o engajamento dos funcionários. Dessa forma, você pode garantir o engajamento dos colaboradores como um fator fundamental em suas equipes.

Por exemplo, considere a possibilidade de oferecer treinamento a seus gerentes, como comunicação e habilidades de construção de equipes, para ajudá-los a construir relacionamentos mais fortes e melhorar o engajamento com seu time. Os gerentes também devem receber treinamento sobre como identificar pontos fortes e fracos em seus membros de equipe e sobre estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores. Este passo permitirá aos gerentes ajudar os funcionários a crescer dentro da empresa, em vez de sair dela para melhorar sua carreira.

O mais importante, entretanto, é garantir que seus gerentes compreendam as metas e objetivos da empresa. Além disso, quando um novo programa ou política é implementado, é crucial que eles recebam treinamento adequado para entender melhor estes programas e como eles afetam suas equipes.

Se sua empresa, por exemplo, implementar um novo programa de treinamento, seus gerentes devem saber como este programa funciona, quais funcionários são elegíveis e como ajudar seus trabalhadores a se inscreverem nestes programas.

Tenha em mente que seus gerentes têm sua própria carga de trabalho com a qual irá lidar no dia a dia. Portanto, acrescentar deveres ou responsabilidades pode ser demorado e frustrante. Você pode evitar sobrecarregar seus gerentes e, ao mesmo tempo, encorajá-los a construírem um melhor engajamento no trabalho, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para gerenciar estas tarefas de forma mais rápida e eficiente.

Considere a possibilidade de, por exemplo, investir em software de reconhecimento de funcionários. O software certo pode permitir que os gerentes forneçam reconhecimento em questão de minutos e permite que seus trabalhadores recebam gratificação instantânea. Esta tecnologia pode capacitar a gerência  a melhorar significativamente as taxas de engajamento dentro da força de trabalho sem adicionar horas de trabalho extra às suas jornadas.

Quer você se dê conta disso ou não, seus gerentes já desempenham um papel importante no desenvolvimento do engajamento no trabalho. Sua função é equipá-los com as ferramentas e habilidades de que necessitam para realizar melhorias. O primeiro passo para tornar isto uma realidade é compreender plenamente os vários fatores que afetam o engajamento dos funcionários.

principais fatores que afetam o engajamento dos funcionários

Faça download do nosso guia que detalha os fatores que afetam o engajamento dos funcionários e outras ideias para melhorá-lo.

da ficha informativa
sobre a autora
monica souza
monica souza

mônica souza

randstad operational director

Mônica é diretora da Randstad Operational, divisão que atua no recrutamento e seleção de vagas permanentes e temporárias para posições administrativas, técnicas e operacionais. Em seus mais de 15 anos de carreira, tem passagens por corporações como RH Internacional e Itaú Unibanco, atuando no desenvolvimento de negócios e na liderança de equipes para a implementação de projetos estratégicos com foco em soluções de recursos humanos.

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